Atividades Curriculares

O NUCED vem buscando expandir ações no campo acadêmico favorecendo parcerias para práticas de disciplinas curriculares e estágios, com o objetivo de oferecer para estudantes experiências práticas nas redes públicas de atenção integral à saúde e assistência social, pertinentes à atuação do psicólogo.


Em relação as atividades de ensino, já somos responsáveis (por meio de professores integrantes do NUCED), pela oferta de quatro cadeiras: “Estudos e Pesquisas sobre Drogas” (HF-230), "Fundamentos Clínicos de acompanhamento terapêutico e de Clínica Nômade" (HF246), “Práticas Integrativas II” (HF-179) e pelo oferecimento de vagas de Estágio Supervisionado no CAPS-ad da Regional II. Além disso, também já foi oferecido um Curso de Extensão.

1) Estudos e Pesquisas sobre Drogas

Esta disciplina foi criada em 2011 pela professora Fátima Sena, fundadora do NUCED. Temos como foco: situar a discussão sobre o uso abusivo de drogas propiciando discussões de estudos e pesquisas desenvolvidas no campo da Psicologia e áreas afins; problematizar os conceitos de droga, drogaditos, viciados, dependência e outros; favorecer discussões críticas sobre consumo, produção, tráfico e descriminalização de drogas; apresentar estudos sobre atendimentos e intervenções juntos a usuários que abusam de drogas na perspectiva de redução de danos e acolhimento de usuário pela rede SUS; ampliar as discussões sobre o consumo de drogas para além seus efeitos químicos.

Ocorre às segundas-feiras, entre 14 e 17 horas, na Sala de Estudos, segundo andar do Prédio da Psicologia (UFC-Benfica). Está aberta a estudantes e profissionais de outras instituições (interessados verificar quantas vagas estão disponíveis, escrevendo para o NUCED).

2) Fundamentos Clínicos de acompanhamento terapêutico e de Clínica Nômade

Os objetivos da disciplina são: despertar nos estudantes interesse por estudos e pesquisas relacionadas à clínica em modalidades e técnicas não tradicionais; promover o acesso de estudantes a estudos de casos e de experiências clínicas relativas à acompanhamentos terapêuticos e consultórios na rua, oportunizando breves experiências de estudos temáticos sobre “toxicomanias/adicções”; apresentar a clínica na rua e em serviços públicos de saúde como atuação fundamental da prática em psicologia.

Matriculam-se na disciplina entre 40 e 50 estudantes. Também participaram estudantes de outros cursos e outras faculdades, de graduação e de pós-graduação.


3) Práticas Integrativas II

Vimos trabalhando em colaboração com equipe técnica e educadores sociais desenvolvendo atividades de Redução de Danos em dois equipamentos da Prefeitura de Fortaleza conhecidos como CUCA (Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte). Nos empenhamos para que os estudantes que optam por desenvolver Práticas Integrativas conosco, tenham a vivencia de:

— Produzir, em conjunto com técnicos, jovens do Cuca e seus familiares, atividades de Redução de Danos que, promovam e ampliem suas possibilidades de vida, mediando suas relações sociais. (Ministério da Saúde, Portaria nº 130, de 26 de janeiro de 2012, p.41).

— Atividades curriculares que os estimulem a desenvolverem ações de realização contínua da chamada Reforma Psiquiátrica e ações de Redução de Danos no contexto da assistência integral à saúde.

Com diversificadas ações objetivamos fortalecer a Rede CUCA, observando as características de funcionamento de cada uma de suas unidades, colaborando com as equipes que atuam nas unidades, no desenvolvimento e implantação de ações de melhoria do atendimento oferecido, acolhendo jovens de tal forma a lhes propiciar atenção à saúde de forma integral.

Desta forma colaboramos com o acolhimento e, quando necessário, o encaminhamento a tratamento adequado na Rede SUS e SUAS de jovens que necessitam de Projeto Terapêutico Singular em função do abuso de drogas.
As ações que desenvolvemos em conjunto intenta favorecer condições para o desenvolvimento de responsabilidade e autonomia dos jovens acolhidos nos CUCAS para que possam se implicar em projetos baseados em estratégias de Redução de Danos.

Programamos para este semestre letivo ações de Redução de Danos como: Varal da Redução, Caixas de Redução, Programas nas Rádios dos CUCAS, Cine Redução, Atividades de R.D, com Profissionais do Sexo, Ações de conjuntas de RD com os CAPS.

Essas ações estão descritas na página de nosso blog sob o título “Atividades de Redução de Danos”.

4) Estágio Supervisionado no CAPS-ad

Com o objetivo de fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial e com isso o SUS, oferecemos vagas de estágio em um CAPS-ad (Regional II). Colaboramos com a equipe que atua na unidade, no desenvolvimento e implantação de ações de melhoria do atendimento oferecido, acolhendo usuários de tal forma a lhes propiciar atenção à saúde de forma integral, empenhados em tratamento fundamentado em um Projeto Terapêutico Singular. Estudantes se engajam em atividades sempre acompanhados de profissionais, tais como: Acolhimento, Grupos Terapêuticos, Reuniões de Equipe. Estamos colaborando para o início de um Grupo de Redução de Danos coordenado por um médico psiquiatra na Unidade.

5) Curso de Extensão

Regimes de corporeidade e tecnologias de subjetivação: em parceria com o NUCED, coordenado pelo professor Ricardo Méllo. O curso teve 40 horas, sendo 28 horas teóricas e 12 horas práticas, os encontros aconteceram entre os meses de setembro e novembro de 2019. Foi ministrado pela bolsista de pós- doutorado, Prof. Dra. Juliana Vieira Sampaio, com a supervisão do orientador e com a colaboração de integrantes do NUCED. Essa atividade se destinou a estudantes de graduação e pós-graduação.

Objetivamos: a) identificar condições de possibilidade para a construção de modos de subjetivação, ou seja, a construção de uma relação consigo, criando um eu; b) problematizar o conceito de subjetivação e os “saberes psi”; c) analisar os dispositivos constitutivos dos modos de subjetivação e regimes de corpo contemporâneos; d) se interessem por estudos e pesquisas relacionados a modos de subjetivação e regimes de corpo contemporâneos.

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