Atividades de Redução de Danos



Por nos posicionarmos contra o simplório proibicionismo do uso de drogas e priorizarmos o cuidado integral à saúde de quem faz uso abusivo e/ou compulsivo sofrendo por isso, o Nuced vem realizando ações em colaboração com diversos parceiros, como a rede Cuca, o Movimento Balance, Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogas) da Prefeitura de Fortaleza, Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-ad), Núcleo de Psicologia do Trabalho da UFC (NUTRA) e movimentos sociais como no Gereba (Bairro do Jangurussú em Fortaleza) e movimento de trabalhadoras do sexo na Barra do Ceará (bairro em Fortaleza).

Por sermos um Núcleo acadêmico que tem responsabilidades com a formação crítica dos estudantes de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, especialmente no que se refere a temáticas das Drogas, vimos engajando estudantes em atividades práticas na perspectiva da Redução de Danos.
Desde o primeiro semestre letivo de 2015 acolhemos semestralmente estudantes da disciplina “Práticas Integrativas II”, e no segundo semestre letivo de 2016, inauguramos parceria com a Coordenadoria de Políticas sobre Drogas do Município. Em ambos os casos estimulamos o engajamento de estudantes em atividades de trabalho conjunto de Redução de Danos junto aos CUCAS localizados na Barra do Ceará e no Jangurussu e nas abordagens de rua em conjunto com a equipe da Coordenadoria de Politicas sobre Drogas do Município de Fortaleza (CPDrogas)


 


Já em meados de 2017, começamos uma experiência inédita no curso, com estágios, cuja atividade são acompanhamentos terapêuticos (AT) a pessoas em situação de rua. Neste caso, a experiência começou com a participação em projeto advindo da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, que consistiu na realização de cursos profissionalizantes e cessão de bolsas para aluguel de moradia ("Projetos Novos Caminhos"). Contamos nessa ação com a valiosa colaboração do Núcleo de Psicologia do Trabalho (NUTRA). Com o encerramento do projeto, em 2018, estabelecemos parcerias com CAPS-ad, para continuidade do trabalho de AT/Clínica Nômade.

Na articulação dessa ação nos foi muito importante o contato com o trabalho das professoras Analice de Lima Palombini e Vera Lucia Pasini, ambas do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professoras Deborah Sereno e Maria Cristina Gonçalves Vicentin, ambas do Curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) 

   
LISTAMOS ABAIXO AS ATIVIDADES DE REDUÇÃO DE DANOS QUE TEMOS DESENVOLVIDO.

1) “Varal da Redução”:



O “Varal da Redução” é uma estrutura, feita de barbante, onde penduramos, prendendo por meio de pregadores de roupa, objetos e cartazes com figuras e textos que versam sobre como reduzir danos no uso de determinadas drogas. Ele tem a facilidade de poder ser transportado e montado de maneira fácil em locais os mais diversos. 

As intervenções iniciais com o “Varal da Redução” focaram no uso de solventes, em especial o que é conhecido como “Lorena”, utilizado em festas como se fosse lança-perfume. Originalmente esse produto foi desenvolvido para evitar a aderência de respingos de solda em placas metálicas dando melhor acabamento as mesmas. Seu uso ocorre tanto por jovens na Barra do Ceará quanto do Jangurussu.



No “Varal da Redução” sobre inalantes, penduramos objetos de papelão imitando spray de respingo e ainda cartazes com figuras mostrando os sete deslizes que se pode cometer caso se use o solvente como droga inalante. Também fizemos varais sobre uso de álcool e fumo tendo como foco os tipos de produtos mais usados por jovens na universidade e em festas nas periferias onde atuamos. Os varais foram elaborados com a colaboração de alguns estudantes do curso de Psicologia matriculados na disciplina “Práticas Integrativas II”.
Junto aos varais colocamos uma lata estilizada com papelão e glitter (“caixa-latão”), com papel e caneta, que funciona como caixa de sugestões, para que jovens escrevam sobre os usos que fazem das substâncias e produtos expostos nos varais, formas de redução, dúvidas etc. Assim, os varais vão se conformando às necessidades de seus públicos.

2) As Rádios CUCAS“spots”


Nessa ação o Nuced, em conjunto com os profissionais da Rádio Cuca, convida jovens a participarem da elaboração e gravação de “spots” (fonogramas utilizados como peça publicitária em rádio, feita por uma locução com uma ou mais vozes, com ou sem efeitos sonoros), para serem apresentados durante a programação das Rádios e/ou durante as festas que acontecem nos arredores da Rede Cuca. Também usamos spots, nesse caso, gravados por estudantes do curso de Psicologia, para serem veiculados em festas dentro da Universidade.
A intenção da utilização de spots é difundir informações sobre redução de danos de forma rápida e criativa durante as festas. Ouça alguns spots clicando abaixo:
Sobre Lorena - Inalantes
Sobre Redução de Danos


3) Cine Redução: documentários, dramas e ficções

Os CUCAS já têm programação cultural onde exibem filmes, aproveitando esse espaço realizamos no Cuca Jangurussu uma experiência pontual de cine debate. A nossa intenção foi colaborar com programação de exibições de filmes que incluam debate específico sobre usos de drogas, buscando inclusive incluir jovens de outros espaços e bairros, como, por exemplo, os universitários. Assim, o CUCA amplia suas fronteiras se estabelecendo como um foco importante de congregação da juventude no debate de situações tais como os usos de drogas.
Antes da exibição conversamos com educadores sociais responsáveis pela Redução de Danos e Cine CUCA, discutindo o foco a ser dado na conversa após a sessão pública do filme que seria apresentado.


4) Atividades de R.D. com Profissionais do Sexo:  CUCA-Barra


Em conjunto com a “Diretoria de Promoção de Direitos Humanos” do CUCA-Barra, iniciamos, no dia 11/9/2015, ações de Redução de Danos com as “profissionais do sexo” da Barra do Ceará, há época com o apoio da psicóloga do deste Cuca (Mayrá Lobato). Essa atividade teve grande impulso em 2017 sob a coordenação das psicólogas Clarissa Oliveira, que atua no Cuca, Lorena Brito (psicóloga pesquisadora do NUCED), Carolina dos Reis (psicóloga pesquisadora NUCED e professora do Dep. de Psic. da UFC), da graduanda Juliana Pinho (Psicologia-UFC) e do educador social Cleilton Oliveira (CUCA)


Não seria possível que o trabalho crescesse tanto sem o Contamos apoio de profissionais do Cuca e do Posto de Saúde Lineu Jucá e de alguns voluntários.
Entre os profissionais que colaboraram ou colaboraram com essa ação estão: Jaqueline Freitas, assistente social; Clarisse Passos, psicóloga; Roberto Ferreira educador social; Aldeíze Martins, técnica de enfermagem; Agentes Comunitários de Saúde do Posto de Saúde Lineu Jucá, Márcia Silva, Eridam de Sousa, Ângela Maria e Ana Regina Barbosa; e do médico Leandro Araújo (Foto à direita: reunião com os ACS).


Na primeira imersão foram distribuídos preservativos (masculinos e femininos), informativos sobre DSTs e sobre Drogas, além de impressos com a programação de atividades do Cuca no mês corrente.
As ações coordenadas pelo Cuca-Barra consistem em conversar com mulheres que estejam esperando clientes ou visitar casas de prostituição para lhes oferecer preservativos e informativos, lhes convidar para conhecer o Cuca e para que compareçam às ações de testagem rápida de HIV que são oferecidas todo mês no Cuca-Barra e em alguns locais que servem como ponto de apoio durante a realização das ações.
Nessas conversas com as mulheres lhes incentivamos para que procurem a Unidade Básica de Saúde para realizarem consultas e testes de prevenção a doenças ginecológicas. Também há conversas sobre uso e abuso de drogas ilícitas e líticas e sobre violência contra a mulher.
Além das ações na rua ou casas de prostituição, já foram realizadas oficinas de maquiagem, autocuidado, redução de danos com uso de maquiagem, automaquiagem e maquiagem para o dia e para a noite. É uma ação que conta, todos os semestres, com estudantes do curso de Psicologia voluntários e estudantes da disciplina de Práticas Integrativas II.

5) Ações de R.D. conjuntas com o Balanceará:


O Balanceará é um coletivo de voluntários que atua com redução de danos em raves e festivais de música eletrônica, que nasceu como núcleo do Balance de Salvador.
Vem atuando em festas no CUCA-Jangurussu e CUCA-Barra, em ações com distribuição folders explicativos e insumos como água e preservativos. Também montam um espaço para acolher pessoas que estão tendo experiências desagradáveis aliadas ao uso de drogas nesses espaços festivos.

O NUCED se alia a esse importante movimento colaborando com as ações desenvolvidas com estudantes disponíveis a colaborar com as atividades programadas. Temos aproveitando esse momento para distribuir os fanzines que elaboramos, que versam sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas em linguagem atrativa aos jovens.
É mais uma ação que também conta com a participação de estudantes da disciplina Práticas Integrativas II e com estudantes voluntários.

6) “Food e Troca”



Trata-se de uma carreata com caminhões de brinquedo, carregados com preservativos (masculinos e femininos), informativos sobre DST/AIDS para distribuição, acompanhados por uma caixa de som tocando músicas de diversos estilos e com divulgação dos spots de Rd feitos em ação conjunta com as rádios dos Cucas. 
Iniciamos essa ação fazendo uma carreata durante todo o primeiro dia do Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social (2015) e, demos seguimento realizando várias outras pelos corredores do curso de Psicologia, com enorme sucesso.
7) "Reduchão”
Usamos o chão como espaço de intervenção com frases informativas a respeito do consumo de drogas lícitas e ilícitas.
As frases são impressas em papel no formato de setas (ou em outros formatos). Ao final das setas estamos com nossa mesa de insumos e dispostos a conversar sobre as frases
A experiência tem sido ótima, pois as pessoas se divertem ao mesmo tempo em que fotografam as frases e tiram dúvidas.
Além de intervenções no prédio do curso de Psicologia, fizemos essa ação nos locais onde ocorrem as festas dos Cucas.



8) “Dançando com a Jurema”:


Com uma boneca batizada de Jurema em homenagem ao símbolo do NUCED, fazemos uma roda de música, convidando quem estiver por perto para dançar. Ao mesmo tempo colocamos uma banca com insumos para ações de Redução de Danos.
A nossa boneca grande foi encomendada a Mestra Lourdes (Piaçabuçu - AL), que mora na foz do São Francisco (foto à esquerda).
Enquanto esperávamos Jurema chegar, brincávamos com a Jureminha, uma boneca de pano menor enfeitada, presa a uma vassoura (foto à direita).
Essa é uma ação que ainda estamos experimentando pontualmente.
Veja o vídeo com o depoimento da mestra bonequeira Dona Lourdes: https://youtu.be/FBf6_xQOFb4

09) Oficinas de Redução de Danos:

Em 2016 começamos a realizar oficinas de Redução de Danos (RD), onde, partindo de conversas sobre o conceito de “risco”, colocamos em discussão o uso de drogas, bem como prevenção de DSTs/AIDS. Os objetivos são: estimular o uso de preservativos; promover troca de experiência sobre o consumo de substâncias, bem como mostrar a importância de práticas de RD. As oficinas são montadas de forma a favorecer a troca de experiências sobre ações de RD, sejam aquelas já realizadas pelos participantes sejam outras que lhes damos a conhecer. De modo geral objetivamos a construção coletiva de práticas de autocuidado e cuidado do outro no que se refere a uso de drogas lícitas ou ilícitas.


A primeira oficina, batizada de “Oficina da Boa Viagem: cuidados em saúde - DSTs/AIDS e drogas”, foi realizada em 16 de março de 2016. Fizemos a atividade no acolhimento de calouros do curso de Psicologia da Universidade Federal Ceará, tendo sido facilitada por integrantes do NUCED, e pela drag queem Pamela Hott(foto a cima). 

Tata-se de um momento em que se alia o humor à troca de experiências com drogas e RD. Vimos repetindo a ação a cada início de semestre letivo no curso.

Durante a oficina procuramos desmistificar mitos relacionados ao uso de preservativo, assim fazemos circular informações sobre o armazenamento e uso, tanto da camisinha masculina quando da feminina, e discutimos sobre a relação do uso drogas com DSTs/AIDS.
Elaboramos um fanzine, com informações sobre práticas de RD relacionadas ao uso de algumas drogas e sobre as chamadas “bad trip”, que serviu de base para as conversas com participantes da oficina.

10) Ações nas Redes Sociais:

Em nossa página no Facebook, além de divulgarmos informações sobre estudos e pesquisas relacionados ao tema “drogas”, procuramos problematizar políticas no campo da saúde e em específico as políticas governamentais sobre drogas, fazemos denúncias de ações que desrespeitem direitos humanos, apoiamos movimentos direcionados a ações não proibicionistas e antimanicomiais. Também divulgamos eventos e ações do Núcleo. De modo específico nas sextas-feiras, postamos informações sobre algumas drogas, seus usos, efeitos e práticas de RD (chamamos estes posts de #sextadaRD)..   


10) Sedanapo:


Usamos o guardanapo que tem uma textura próxima a seda para distribuir nas festas e eventos, com frase de frases informativas a respeito do consumo de drogas lícitas e ilícitas, preconceitos de gênero, etc




11) Formação em Redução de Danos:


Realizamos a primeira formação em Redução de Danos (18-21/10/2016) desde que estabelecemos parceria com a Rede Cuca. Fomos apoiados em termos de alojamento, alimentação, alguns materiais para uso durante as oficinas.


Foram produzidos insumos específicos para ações que contemplem demandas nos territórios próximos aos CUCAs. Dentre as oficinas realizadas para confecção de insumos destacamos a de fanzines, estêncil e de lambedor (xarope fitoterápico). Os materiais produzidos na formação e oficinas foram distribuídos em festas nos Cucas em ações de Redução de Danos.





12) Fanzines:

Etimologicamente, Fanzine surgiu da aglutinação da expressão “fanatic magazine” (revista de fãs). Trata-se de uma publicação mais artesanal em seu aspecto gráfico, (o que não quer dizer de má qualidade), e com perspectiva experimental, utilizando quadrinhos, poesias, etc. Já estamos no quinto fanzine dois deles feitos em oficinas com jovens e Educadores sociais dos CUCAS.
— Temas abordados: DST/AIDS, Drogas e Riscos, Redução de Danos, Violências de Gênero

13) Mete a colher
                     

Consiste em uma panela de alumínio enfeitada e com letreiro que marca o nome da atividade lúdica: “mete a colher”. Dentro da panela se encontram vários cartões em papel contendo situações de violência e injustiça, que dialogam com a vivência das pessoas que participam, abrangendo temáticas como violência doméstica, episódios de racismo, homofobia, e outros tipos de situações discriminatórias, muitas vezes veiculadas em mídias jornalísticas ou elaboradas por nós. Convidamos as pessoas a retirarem um cartão e dizerem se “metem ou não a colher”. Foi realizada em várias situações durante o Projeto Cuida!, nas dependências da lanchonete do curso de Psicologia e no dia em que fizemos os Varais de Redução.


14) Vai ser massa!

 Iniciamos essa ação em maio de 2018 em um Caps-AD como parte da programação do “Dia da Luta Antimanicomial”, tendo como objetivo discutir redução de danos no uso de medicamentos e outras substâncias psicoativas. Levamos a discussão sobre alimentação para o Caps-AD junto com a produção de um pão de receita simples, que também foi disponibilizado em nosso Facebook a pedido de profissionais de outros Caps e das pessoas que participaram da oficina.


.

Também realizamos essa oficina na UFC durante a Semana de Psicologia de 2019, com a participação de cerca de 25 inscritos.








15)Bote sua ponta

O NUCED foi convidado pela organização da XXVII Semana de Psicologia para propor uma oficina de forma a compor a programação do evento. Tendo em vista a discussão recente sobre descarte de bitucas de cigarro no Departamento de Psicologia, propomos uma oficina que englobasse este tema.




Deste modo, formulamos uma oficina com os seguintes objetivos: contextualizar o que é redução de danos; falar sobre descarte de bitucas e impacto ambiental; escutar, informar, refletir e trocar experiências sobre os riscos e danos causados pelo uso das substâncias ou formas de uso, bem como pelo proibicionismo; criar em conjunto estratégias para diminuir tais riscos e danos; produzir bituqueiras com frases sobre redução de danos ou de impacto ambiental e espalhá-las em locais onde pessoas costumam fumar no Centro de Humanidades II. A oficina teve 20 participantes e foi realizada dia 24/05/2018.



PROJETOS DE CUIDADO EM SAÚDE

1) Atividades de cuidado em saúde e geração de renda junto ao Grupo de Mulheres da Associação Comunitária do Gereba:

Foram realizadas no primeiro semestre deste ano uma Oficina de Sabão Líquido e a “Oficina Vai ser Massa!”. A primeira foi realizada dia 19/06/2018 e como diz o nome, foi um processo de ensino e aprendizagem sobre a produção do sabão líquido, para geração de renda. Participaram da oficina 10 pessoas. Na segunda, foi ensinado ao grupo produzir pão caseiro vegano, tendo como fim principal o fomento de economia criativa e geração de renda para a comunidade, mas também a necessidade de esta alimentado ao fazer caso venha fazer uso de psicoativo.



Tal oficina foi realizada dia 26/06/2018, com público de 15 pessoas. No segundo semestre letivo, no dia 24/07/2018 foi realizada uma roda de conversa sobre menopausa e sexualidade, desmistificando algumas inverdades sobre sexo, transmissão de IST’s e menopausa, com público de 13 pessoas.







O grupo de mulheres tem mulheres de diversas idades, mas predominantemente, mulheres de 35 a 60 anos. Foram realizadas poucas atividades em comparativo com 2017, devido a saída de uma professora do Departamento de Psicologia que estava vinculada às atividades, bem como a saída de duas voluntárias, uma vinculada ao território, outra pesquisadora do NUCED, que também tiveram de se ausentar. A falta de extensionistas também foi determinante para isso, inviabilizando a proposta de trabalhar neste território, que teve atividades encerradas em julho de 2018.





*******


Estamos elaborando outras ações como fanzines, oficinas de RD e faixas de intervenção. Esperamos em breve postá-las aqui para serem compartilhadas.

Caso você tenha outras sugestões escreva para gente: nucedufc@gmail.com


Você também pode curtir nossa página no Facebook: NUCED UFC

5 comentários:

  1. Excelente! Sugiro que sejam sistematizadas essas acoes para montar um Caderno de Atividades futuramente. Temos poucos materiais publicados sobre ferramentas práticas para o trabalho com grupos de jovens sobre drogas e RD.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Parabéns pelo excelente trabalho aqui divulgado.
    Ouvi a gravação sobre a lorena. Mas não consegui acessar o sobre RD...
    Ah, sugiro algum tipo de destaque ou modo de facilitar o acesso aos podcasts, spots etc.

    ResponderExcluir
  3. Represento a Associação Brasileira de Redução de Danos - ABORDA na região Nordeste e fiquei apaixonado com o trabalho de vocês, parabéns!!!

    ResponderExcluir