Por nos posicionarmos contra o simplório proibicionismo do uso de drogas e priorizarmos o cuidado integral à saúde de quem faz uso abusivo e/ou compulsivo sofrendo por isso, o Nuced vem realizando ações em colaboração com diversos parceiros, como a rede Cuca, o Movimento Balance, Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogas) da Prefeitura de Fortaleza, Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-ad), Núcleo de Psicologia do Trabalho da UFC (NUTRA) e movimentos sociais como no Gereba (Bairro do Jangurussú em Fortaleza) e movimento de trabalhadoras do sexo na Barra do Ceará (bairro em Fortaleza).
Por sermos um Núcleo acadêmico que tem responsabilidades com a formação crítica dos estudantes de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, especialmente no que se refere a temáticas das Drogas, vimos engajando estudantes em atividades práticas na perspectiva da Redução de Danos.
Na articulação dessa ação nos foi muito importante o contato com o trabalho das professoras Analice de Lima Palombini e Vera Lucia Pasini, ambas do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professoras Deborah Sereno e Maria Cristina Gonçalves Vicentin, ambas do Curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
O “Varal da Redução” é uma estrutura, feita de barbante, onde penduramos, prendendo por meio de pregadores de roupa, objetos e cartazes com figuras e textos que versam sobre como reduzir danos no uso de determinadas drogas. Ele tem a facilidade de poder ser transportado e montado de maneira fácil em locais os mais diversos.
No “Varal da Redução” sobre
inalantes, penduramos objetos de papelão imitando spray de respingo e ainda
cartazes com figuras mostrando os sete deslizes que se pode cometer caso se use
o solvente como droga inalante. Também fizemos varais sobre uso de álcool
e fumo tendo como foco os tipos de produtos mais usados por jovens na
universidade e em festas nas periferias onde atuamos. Os varais foram elaborados
com a colaboração de alguns estudantes do curso de Psicologia matriculados na
disciplina “Práticas Integrativas II”.
Junto aos varais colocamos uma lata
estilizada com papelão e glitter (“caixa-latão”), com papel e caneta,
que funciona como caixa de sugestões, para que jovens escrevam sobre os usos
que fazem das substâncias e produtos expostos nos varais, formas de redução,
dúvidas etc. Assim, os varais vão se conformando às necessidades de seus
públicos.
Nessa ação o Nuced, em conjunto com os profissionais da Rádio Cuca, convida jovens a participarem da elaboração e gravação de “spots” (fonogramas utilizados como peça publicitária em rádio, feita por uma locução com uma ou mais vozes, com ou sem efeitos sonoros), para serem apresentados durante a programação das Rádios e/ou durante as festas que acontecem nos arredores da Rede Cuca. Também usamos spots, nesse caso, gravados por estudantes do curso de Psicologia, para serem veiculados em festas dentro da Universidade.
A intenção da utilização de spots é difundir informações sobre redução de danos de forma rápida e criativa durante as festas. Ouça alguns spots clicando abaixo:
Os CUCAS já têm programação cultural onde exibem filmes, aproveitando esse espaço realizamos no Cuca Jangurussu uma experiência pontual de cine debate. A nossa intenção foi colaborar com programação de exibições de filmes que incluam debate específico sobre usos de drogas, buscando inclusive incluir jovens de outros espaços e bairros, como, por exemplo, os universitários. Assim, o CUCA amplia suas fronteiras se estabelecendo como um foco importante de congregação da juventude no debate de situações tais como os usos de drogas.
Em conjunto com a “Diretoria de Promoção de Direitos Humanos” do CUCA-Barra, iniciamos, no dia 11/9/2015, ações de Redução de Danos com as “profissionais do sexo” da Barra do Ceará, há época com o apoio da psicóloga do deste Cuca (Mayrá Lobato). Essa atividade teve grande impulso em 2017 sob a coordenação das psicólogas Clarissa Oliveira, que atua no Cuca, Lorena Brito (psicóloga pesquisadora do NUCED), Carolina dos Reis (psicóloga pesquisadora NUCED e professora do Dep. de Psic. da UFC), da graduanda Juliana Pinho (Psicologia-UFC) e do educador social Cleilton Oliveira (CUCA)
Não seria possível que o trabalho crescesse tanto sem o Contamos apoio de profissionais do Cuca e do Posto de Saúde Lineu Jucá e de alguns voluntários.
O Balanceará é um coletivo de voluntários que atua com redução de danos em raves e festivais de música eletrônica, que nasceu como núcleo do Balance de Salvador.
O NUCED se alia a esse importante movimento colaborando com as ações desenvolvidas com estudantes disponíveis a colaborar com as atividades programadas. Temos aproveitando esse momento para distribuir os fanzines que elaboramos, que versam sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas em linguagem atrativa aos jovens.
6) “Food e Troca”
Trata-se de uma carreata com caminhões de brinquedo, carregados com preservativos (masculinos e femininos), informativos sobre DST/AIDS para distribuição, acompanhados por uma caixa de som tocando músicas de diversos estilos e com divulgação dos spots de Rd feitos em ação conjunta com as rádios dos Cucas.
8) “Dançando com a Jurema”:
Enquanto esperávamos Jurema chegar, brincávamos com a Jureminha, uma boneca de pano menor enfeitada, presa a uma vassoura (foto à direita).
09) Oficinas de Redução de Danos:
Tata-se de um momento em que se alia o humor à troca de experiências com drogas e RD. Vimos repetindo a ação a cada início de semestre letivo no curso.
10) Ações nas Redes Sociais:
10) Sedanapo:
Usamos o guardanapo que tem uma textura próxima a seda para distribuir nas festas e eventos, com frase de frases informativas a respeito do consumo de drogas lícitas e ilícitas, preconceitos de gênero, etc
11) Formação em Redução de Danos:
Realizamos a primeira formação em Redução de Danos (18-21/10/2016) desde que estabelecemos parceria com a Rede Cuca. Fomos apoiados em termos de alojamento, alimentação, alguns materiais para uso durante as oficinas.
12) Fanzines:
Etimologicamente, Fanzine surgiu da aglutinação da expressão “fanatic magazine” (revista de fãs). Trata-se de uma publicação mais artesanal em seu aspecto gráfico, (o que não quer dizer de má qualidade), e com perspectiva experimental, utilizando quadrinhos, poesias, etc. Já estamos no quinto fanzine dois deles feitos em oficinas com jovens e Educadores sociais dos CUCAS.
Consiste em uma panela de alumínio enfeitada e com letreiro que marca o nome da atividade lúdica: “mete a colher”. Dentro da panela se encontram vários cartões em papel contendo situações de violência e injustiça, que dialogam com a vivência das pessoas que participam, abrangendo temáticas como violência doméstica, episódios de racismo, homofobia, e outros tipos de situações discriminatórias, muitas vezes veiculadas em mídias jornalísticas ou elaboradas por nós. Convidamos as pessoas a retirarem um cartão e dizerem se “metem ou não a colher”. Foi realizada em várias situações durante o Projeto Cuida!, nas dependências da lanchonete do curso de Psicologia e no dia em que fizemos os Varais de Redução.
Também realizamos essa oficina na UFC durante a Semana de Psicologia de 2019, com a participação de cerca de 25 inscritos.
O NUCED foi convidado pela organização da XXVII Semana de Psicologia para propor uma oficina de forma a compor a programação do evento. Tendo em vista a discussão recente sobre descarte de bitucas de cigarro no Departamento de Psicologia, propomos uma oficina que englobasse este tema.
Deste modo, formulamos uma oficina com os seguintes objetivos: contextualizar o que é redução de danos; falar sobre descarte de bitucas e impacto ambiental; escutar, informar, refletir e trocar experiências sobre os riscos e danos causados pelo uso das substâncias ou formas de uso, bem como pelo proibicionismo; criar em conjunto estratégias para diminuir tais riscos e danos; produzir bituqueiras com frases sobre redução de danos ou de impacto ambiental e espalhá-las em locais onde pessoas costumam fumar no Centro de Humanidades II. A oficina teve 20 participantes e foi realizada dia 24/05/2018.
PROJETOS DE CUIDADO EM SAÚDE
1) Atividades de cuidado em saúde e geração de renda junto ao Grupo de Mulheres da Associação Comunitária do Gereba:
Tal oficina foi realizada dia 26/06/2018, com público de 15 pessoas. No segundo semestre letivo, no dia 24/07/2018 foi realizada uma roda de conversa sobre menopausa e sexualidade, desmistificando algumas inverdades sobre sexo, transmissão de IST’s e menopausa, com público de 13 pessoas.
*******
Estamos elaborando outras ações como fanzines, oficinas de RD e faixas de intervenção. Esperamos em breve postá-las aqui para serem compartilhadas.
Caso você tenha outras sugestões escreva para gente: nucedufc@gmail.com
Você também pode curtir nossa página no Facebook: NUCED UFC
Excelente! Sugiro que sejam sistematizadas essas acoes para montar um Caderno de Atividades futuramente. Temos poucos materiais publicados sobre ferramentas práticas para o trabalho com grupos de jovens sobre drogas e RD.
ResponderExcluirOlá, Agradecemos sua sugestão muito bem vinda.
ExcluirOlá! Parabéns pelo excelente trabalho aqui divulgado.
ResponderExcluirOuvi a gravação sobre a lorena. Mas não consegui acessar o sobre RD...
Ah, sugiro algum tipo de destaque ou modo de facilitar o acesso aos podcasts, spots etc.
Represento a Associação Brasileira de Redução de Danos - ABORDA na região Nordeste e fiquei apaixonado com o trabalho de vocês, parabéns!!!
ResponderExcluirOi Evandro, obrigado pela força. 2016 promete mais.
Excluir