Sobre o Grupo




Núcleo de Estudos sobre Drogas (NUCED), vinculado ao Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, desde 2004 vinha atuando de forma intensa, promovendo cursos, seminários e oficinas, mantendo atuação conjunta com ONGs e com a Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará. Ao mesmo tempo, vinha ampliando a formação dos estudantes de Psicologia no que se refere à temática “drogas”. Com o adoecimento e posterior falecimento da coordenadora e fundadora do NUCED, Profa. Fátima Sena, as atividades do Núcleo foram paralisadas em 2012 e 2013. A partir de setembro de 2014, retomamos o trabalho inspirados na dedicação e competência daquela professora que construiu o Núcleo como um serviço acadêmico de aproximação e aglutinação com quem trabalha com o esse tema no Ceará, reconhecendo a complexidade deste fenômeno multifacetado.

Aliamo-nos aos que já trabalham na perspectiva da redução de danos com os objetivos de contribuir com o cuidado de pessoas que não podem ou não desejam parar de usar drogas.

Profa. Fátima Sena, Prof. Cássio e estudantes fundadores do NUCED
















                                                           Participantes do Nuced 2022
Da esquerda para a direita:
Carol, Victória Marinho, Clarissa, Ricardo, Natália, Yuri, Andressa, Victória Frota, Bia, Inez, Déborah.  

Dentre as nossas atividades destacamos:

1) Atividades de Formação Acadêmica Curricular e Não Curricular.
Disciplinas
— Em relação a atividades de ensino, foi retomada a oferta da disciplina optativa, “Estudos e Pesquisas sobre Drogas” (HF-230)., desde o segundo semestre letivo de 2014. Em média temos a presença de 40 estudantes matriculados e quatro pessoas “ouvintes”, entre estudantes de outras IES e profissionais da Psicologia.. A demanda de matrícula já extrapolou 90 pedidos.

— Outra disciplina optativa oferecida, desde 2016, é “Fundamentos Clínicos de Acompanhamento e Clínica Nômade” (HF246). Matriculam-se em média 40 estudantes. Também participam estudantes  de outros cursos e profissionais da Psicologia.
Estágio
— Desde o primeiro semestre letivo de 2015, passamos a colaborar com a oferta de Estágio em Ênfase Processos Clínicos e Atenção à Saúde I e II (HF-0226 e HF-0228) As atividades desenvolvidas se referem especialmente a Acompanhamentos Terapêuticos (AT) e grupos que utilizam a Gestão Autônoma de Medicação (GAM). Tais atividades também se realizam sob a perspectiva da Redução de Danos (RD)Fazemos parcerias com a rede publica de saúde e assistência na cidade de Fortaleza (CAPS-ad, CAPS geral, Centro POP, Unidades de Acolhimento). Vale destacar que desde 2015, começamos parceira com CAPS-ad, mas ainda em atendimento no equipamento. Porém, desde 2016 nos dedicamos a atender pessoas em espaços públicos abertos (ruas, praças, praias), na modalidade clinica conhecida como AT.
Grupo de Estudos
— Outra atividade de extensão que desenvolvemos são grupos de estudos: a) “Iniciando estudos sobre usos de drogas” (desde fevereiro de 2014); b) "Cultivando a Redução de Danos" (desde 2018.2). Coordenados pelo NUCED têm a participação de estudantes do curso de psicologia da UFC, bem como estudantes de graduação e pós-graduação de outras IFES, além de psicólogos. Acontece com a facilitação feita por participantes do Núcleo.

2) Eventos
Encontro
— Como primeiro evento que marcou o retorno das atividades do NUCED, realizamos no dia 28 de agosto de 2014, na universidade Federal do Ceará, no Auditório Raquel de Queiroz o seminário: “10 Anos de Existência do Núcleo de Estudos sobre Drogas (NUCED)”. Os temas discutidos e respectivos convidados foram: “A criação do NUCED/Homenagem a Fátima Sena”, Cássio Brás de Aquino (NUTRA-UFC), Juliana e Silva de Oliveira (UFCG), Lenna Beauty (Bailarina, Coreógrafa e Designer); “Drogas: usos e abusos”, Ricardo Pimentel Méllo (NUCED-UFC), Jaína L. Alcântara (UECE); “Políticas Públicas sobre Drogas: redução de danos”, Maristela Melo Moraes (NUCED-UNIFOR), Antônio Fábio Coelho Paz (LOCUS-UFC). Contou com a participação de 80 pessoas.

— Os membros do Núcleo também apresentam trabalhos em vários congressos e encontros, entre eles, estão os Encontros Universitários desde 2018, onde já foram apresentados inúmeros trabalhos:
Encontros Universitários 2018 (24 a 26 de outubro), no Campus do PICI – UFC.
1) Título: Atividade de Redução de Danos “Cuida Show". Autores: Tárcila Silva De
Lima; Ricardo Pimentel Méllo.
2) Título: Da Extensão à Pesquisa, da Pesquisa à Extensão: web aplicativo de redução de
danos. Autores: Thamyllis dos Santos Lima; Ricardo Pimentel Méllo.
3) Título: Ensino e Prática de Redução de Danos na Barra do Ceará. Autores: Antonia
Jessica Araujo Brito; Ricardo Pimentel Méllo.
4) Título: Ensino na Extensão: diálogos entre formação acadêmica e as práticas de
cuidado com trabalhadoras do sexo. Autores: Juliana Da Silva Pinho; Ricardo
Pimentel Méllo.
5) Título: Insumos de Redução de Danos. Autores: Antonia Jessica Araujo Brito; Ricardo
Pimentel Méllo.
6) Título: Oficina de Redução de Danos e Produção de "Bituqueiras" com jovens
universitários. Autores: Dejany Natalia Sousa Barros; Ricardo Pimentel Méllo.
7) Título: Sexta da Rd: atividade de redução de danos desenvolvida pelo núcleo de
estudos sobre drogas em redes sociais digitais (Facebook e Instagram). Autores:
Saiane Silva Lins; Ricardo Pimentel Méllo.
8) Título: Monitoria em Psicologia: Construção de Práticas Integradas de Cuidado com
Profissionais do Sexo. Autoras: Amanda Araujo Mendes, Carolina dos Reis, Juliana
Da Silva Pinho, Antônia Jessica Araújo Brito, Ricardo Pimentel Méllo.

Redes de Conversa
— A partir do primeiro semestre de 2015, iniciamos o projeto de “Redes de Conversa”. As “Redes de Conversa” são constituídas por uma conversa com pessoas convidadas que, de  modo breve, expõem sobre tema específico e ficam à disposição para debates e esclarecimentos. Entendemos que todo discurso é ação e tem efeitos diversos provocando outras ações, e é nossa intenção que esse projeto seja um momento onde os objetivos do NUCED aconteçam, ou seja, que conversemos sobre políticas, serviços de saúde, redução de danos, pesquisas e outros assuntos pertinentes a temática que estudamos. Caracterizam-se pelo ambiente de informalidade. Destacamos como exemplos de Rede de Conversa as que tiveram como temas:  "Matriciamento nos serviços de saúde mental como estratégia de fortalecimento da rede e dos princípios da reforma psiquiátrica", que aconteceu em 10/08/15, e  "Experiências de Acompanhamento Terapêutico na Rede de Saúde", que foi realizada no dia 30/09/19.

3) Pesquisas
— Já foram realizadas diversas pesquisas por pessoas que integram o NUCED. Estas podem ser encontradas na página “Pesquisas” aqui do blog. São pesquisas PIBIC, nacionais e regionais, que se tornam Trabalho de Conclusão de Curso, Dissertações de Mestrado, Teses de Doutorado, de Professor titular. Enfim, são pesquisas que circulam em torno do tema central do NUCED que é o uso de drogas. 

O curso de Psicologia tem projeto, em fase final de elaboração, para que seja construído um “Serviço de Psicologia” com espaços onde sejam oferecidos diversos serviços pertinentes às áreas de atuação do psicólogo e que se constituam como campo de estágio. 
Buscamos sempre diversificar nossas atividades, desenvolvendo ações inter-relacionadas de ensino, pesquisa e extensão.


Algumas integrantes do NUCED em 2016 
Na foto, da esquerda para à direita estão: Jaína Alcântara, Kyara Cintya, Thamyllis Lima, Alana Oliveira, Luara França, Juliana Sampaio, Lorena Nessin, Juliana Pinho, Amanda Mendes e Jessica Araújo.