Pesquisas



SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CENTRO DE HUMANIDADES
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

PESQUISAS DESENVOLVIDAS PELO NUCED
-2018-


PROFESSOR: Ricardo Pimentel Méllo
PROGRAMA: PSICOLOGIA (22001018043P3)
ENDEREÇO PARA ACESSAR CV: http://lattes.cnpq.br/9026097374517495


PESQUISAS INTEGRADAS
 (Pesquisa “Guarda-Chuva”)

“PRÁTICAS DE CUIDADO E PROMOTORAS DE SAÚDE”


Descrição:

Desenvolvemos desde o ano de 2016, projetos integrados, onde buscamos pesquisar estratégias de cuidado de si e de outros, seja por meio de estudos bibliográficos ou estudos de ações efetivadas por profissionais da área da saúde, usuários do SUS e SUAS, jovens moradores nas periferias de Fortaleza, por moradores em situação de rua, por operadores da Justiça, trabalhadores e trabalhadoras do sexo. São pesquisas com metodologias e instrumentos diversos utilizados para a construção de informações adequadas a cada tipo de investigação: entrevistas, observações, conversas no cotidiano, estudos de casos, oficinas, questionários, diários de campo e análise documental. Do mesmo modo, variam as técnicas de análises: cartografias, mapas dialógicos e caso clínico, por exemplo. Temos onze (14) pesquisas interligadas ao tema “Práticas de cuidado e promotoras de saúde”, alguns finalizados, publicados ou aguardando publicação e outros em andamento.

Os pressupostos que guiam estas pesquisas são estratégias de Redução de Danos e a noção de cuidado, que visam instrumentalizar as pessoas para adquirem domínio sobre suas vidas, adotando decisões singulares acerca de sua saúde. Portanto, advogamos o respeito a autonomia e liberdade dos sujeitos para os quais destinamos nossas práticas profissionais e de pesquisa.

No campo da saúde, é premente o conceito de “cuidado”, atrelado a termos como “práticas de cuidado” ou “linhas de cuidado”, em documentos oficiais do Ministério da Saúde. Inclusive a Portaria do Ministério da Saúde (Portaria GM nº 4.279/2010) que estabelece diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a define como: “[...] arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado” (grifo nosso). As pesquisas aqui reunidas estão interligadas por esta preocupação sobre os usos do conceito de “cuidado” e práticas clínico-sociais a ele relacionadas.

Em relação a linguagem, em todas as pesquisas, mesmo quando são pesquisas conceituais, entendemos a linguagem como um “conjunto de acontecimentos discursivos”, ou seja, a linguagem é materialidade que se efetiva em função de seus efeitos, portanto, linguagem é “prática discursiva”, conceito este desenvolvido por Michel Foucault. Os discursos sobre “cuidado” provocam efeitos diversos, por exemplo, em relação ao uso de drogas, criando certas condições de existência ou modos de viver.

Além de nos dedicarmos a pesquisas sobre o “cuidado”, o fazemos tendo como tema central o uso de drogas lícitas ou ilícitas. Alinhamo-nos com dois autores principais, Michel Foucault e Annemarie Mol, demarcando a possibilidade de duas posturas em relação a quem é considerado usuário compulsivo de drogas: de um lado temos a “lógica da escolha” (Mol), que se alinha ao conceito de “conhecimento de si” (Foucault) e, por outro, temos a “lógica do cuidado” (Mol) que se alinha ao conceito de “cuidado de si” (Foucault).

Especialmente no campo clínico, estabelecemos um fecundo diálogo na interlocução com teorias e técnicas desenvolvidas pela psicanálise e por produções discursivas pós-freudianas, para compreender sofrimentos, cujos sintomas se expressam no uso compulsivo de substâncias psicoativas. Desta forma, temos nos aproximados de ações cujas técnicas terapêuticas estejam relacionadas a modalidade “Acompanhamento Terapêutico” (AT) ou “Clínica Nômade” com estudiosos de referências como: Analice Palombini, Antônio Lancetti, Claríssa Metzgenr, Gregório Baremblitt, Kleber Barretto, Maurício Castejón Hermann, Maurício Porto, Osvaldo Saidón, Peter Pál Pelbart, Suely Rolnik, Silvia Resnizky, Suzana Mauer, Tania Possani, Vera Lucia Pasini.

Articulamos os conceitos de risco e desamparo como fundamentais e imbricados ao conceito de cuidado e a temática do uso compulsivo de ou abusivo de substâncias psicoativas. Em relação ao conceito de risco, nos alinhamos a autores da psicologia social, sociologia, antropologia e saúde coletiva, tais como: José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres, Luis David Castiel, Mary Jane Paris Spink, Peter L. Bernstein e Ulrich Beck. No que se refere ao conceito de desamparo e uso compulsivo de substâncias psicoativas, nos alinhamos a psicanalistas tais como:  Benilton Bezerra, Charles Melman, Claude Olievenstein, Daniel Kupermann, Décio Gurfinkel, Durval Mazzei, Jésus Santiago, Joel Birman, Jurandir Freire Costa, Nogueira Filho, Sonia Alberti e Sylvie Le Poulichet.

Detalhamentos dos projetos

1.      “Estudo de caso sobre práticas de cuidado produzidas por mulheres em situação de rua na cidade de Fortaleza (CE)”
Linha de Pesquisa:
Teorias e Práticas da Psicanálise (linha de pesquisa exclusiva do Mestrado)
Área de Concentração:
Psicologia
Data de Início:
07/03/2016
Data de Término:
07/03/2018
Natureza do Projeto:
Pesquisa
Situação do Projeto:
Em andamento
Descrição:
A partir do objetivo geral de proporcionar discussões teóricas e metodológicas que possam colaborar com políticas de cuidado à saúde de mulheres em situação de rua na cidade de Fortaleza (CE), neste projeto nos propomos a realizar um estudo de caso para conhecer tais práticas adotadas pelas próprias mulheres no cuidado de si e no cuidado de outras mulheres. Assim, além de identificar técnicas de cuidado, pretendemos acompanhar as redes imbricadas nesse processo e verificar: a) quais atores não humanos estão relacionados às essas práticas; b) possíveis usos de equipamentos de saúde e assistência social. O método utilizado será o estudo de caso, que se justifica em situação de pesquisa quando se escolhe uma situação para desenvolver um estudo, onde se seleciona um tema ou questões norteadoras para o desenrolar da pesquisa. De modo específico, o conceito que nos guia é o de cuidado adotado por Annemarie Mol (1999) e nossa questão fundamental é: quais as práticas de cuidado de si que mulheres em situação de rua adotam? O estudo será desenvolvido por meio de observações e conversas no cotidiano da rua, utilizando-se como instrumento de registro o diário de campo. Na fase exploratória da pesquisa, aproximar-nos-emos da população foco da pesquisa por meio da inserção dos pesquisadores no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e na equipe de Abordagem de Rua da Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogas). Após essa inserção, na fase de delimitação do estudo, identificaremos o(s) caso(s) exemplar(es) a serem objetos da pesquisa. A pesquisa está sendo desenvolvida no formato de dissertação de mestrado pela psicóloga Alana de Oliveira Lima, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará, sob orientação do prof. Dr. Ricardo Pimentel Méllo. O projeto encontra-se em fase de finalização.
Equipe – 2018:
a) Nome: Ricardo Pimentel Méllo
- Categoria: Responsável pelo Projeto e Professor Orientador.
- Início do Vínculo: 07/03/2016
b) Nome: Alana de Oliveira Lima
- Vinculação institucional: mestranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará
- Está em Licença Saúde
Financiadores:
- Não
Trabalhos de Conclusão Associados:
- Dissertação de mestrado em andamento. Defesa prevista para maio/2018, mas a mestranda está em licença saúde.
Publicação Associada:
- Ainda sem publicação.

2.      Itinerários de Cuidado em Saúde de Mulheres no Contexto da Baixa Prostituição
Linha de Pesquisa:
Sujeito e Cultura na Sociedade Contemporânea (Linha do Mestrado e Doutorado)
Área de Concentração:
Psicologia
Data de Início:
08/04/2017
Data de Término:
08/04/2021
Natureza do Projeto:
Pesquisa
Situação do Projeto:
Em andamento
Descrição:
Esse projeto se constitui na interface da prostituição feminina com o cuidado em saúde, pois tem como objetivo mapear os itinerários de cuidados em saúde de mulheres que trabalham na baixa prostituição. Desdobra-se de pesquisa anterior sobre os atravessamentos do território e da prática laboral nas vidas cotidianas das prostitutas, em que foi observado que dentre as marcas das violências estruturais, laborais e de gênero está o desafio de garantir a integralidade da atenção prestada pelas políticas públicas. Trata-se de pesquisa etnográfica, tendo a zona de prostituição da Barra do Ceará como campo. Como procedimentos serão utilizadas observações e conversas no cotidiano, entrevistas e diário de campo, tendo as práticas discursivas como caminho de análise. Serão mapeados os percursos, lugares e relações que essas mulheres estabelecem no território ondem vivem e trabalham, relacionados as suas práticas de cuidado pessoais e coletivos. A pesquisa está sendo desenvolvida no formato de tese de doutorado pela psicóloga Lorena Brito da Silva, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará, sob orientação do prof. Dr. Ricardo Pimentel Méllo. Projeto em seu início com inserção em território de pesquisa e finalização de levantamento bibliográfico.
Equipe – 2018:
a) Nome: Ricardo Pimentel Méllo
- Categoria: Responsável pelo Projeto e Professor Orientador.
- Início do Vínculo: 08/04/2017
b) Nome: Lorena Brito da Silva
- Vinculação institucional: mestranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará
Financiadores:
- Sem financiadores.
Trabalhos de Conclusão Associados:
- Tese de doutorado em andamento.
Publicação Associada:
- Ainda sem publicação.

3.      Mulheres adolescentes que cumprem medida privativa de liberdade por envolvimento ilícito com drogas e práticas de cuidado
Linha de Pesquisa:
Sujeito e Cultura na Sociedade Contemporânea (Linha do Mestrado e Doutorado)
Área de Concentração:
Psicologia
Data de Início:
08/04/2017
Data de Término:
08/04/2021
Natureza do Projeto:
Pesquisa
Situação do Projeto:
Em andamento
Descrição:
Este projeto tem como foco mulheres adolescentes que cumprem medida privativa de liberdade acusadas de envolvimento ilícito com drogas. Objetiva estabelecer o perfil dessas mulheres, verificando peculiaridades e características comuns. De modo específico, a intenção é ter um quadro sobre a situação dessas mulheres. Existem, no Brasil, segundo a Secretaria Especial dos Direitos Humanos, cerca de 39.578 adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, sendo que 10% das que cumprem medida de internação são do sexo feminino; 76% tem idade entre 16 e 18 anos; 97% são afrodescendentes. Certamente a chamada “guerra às drogas” proporciona a prisão da maioria dessas mulheres. No Ceará, quantas são? Quem são? Qual escolaridade? Vivem com quem? Que atividades desenvolviam antes do suposto envolvimento com o tráfico de drogas? Há envolvimento com companheiros em crimes ou ato infracionais? Como e por que iniciaram tal envolvimento? Quais peculiaridades desse envolvimento? Que cuidados necessitam na prisão por serem mulheres? Que riscos e discriminações enfrentam ao saírem? Em se que sustenta a acusação de crime de tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas? Em relação a mulheres lésbicas, que situações enfrentam? Há práticas de cuidado de si e de outras que desenvolvem e mantêm quando estão presas? A pesquisa está sendo desenvolvida no formato de tese de doutorado pelo advogado Thiago Menezes de Oliveira, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará, sob orientação do prof. Dr. Ricardo Pimentel Méllo. O projeto encontra-se em fase de elaboração.
Equipe – 2018:
a) Nome: Ricardo Pimentel Méllo
- Categoria: Responsável pelo Projeto e Professor Orientador.
- Início do Vínculo: 08/04/2017
b) Nome: Thiago Menezes de Oliveira
- Vinculação institucional: doutorando do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará
Financiadores:
- Sem financiadores.
Trabalhos de Conclusão Associados:
- Tese de doutorado em andamento.
Publicação Associada:
- Ainda sem publicação.

Linha de Pesquisa:
Sujeito e Cultura na Sociedade Contemporânea (Linha do Mestrado e Doutorado)
Área de Concentração:
Psicologia
Data de Início:
07/03/2016
Término previsto:
07/03/2020
Natureza do Projeto:
Pesquisa
Situação do Projeto:
Em andamento
Descrição:
A Lei 8.080 de 19/09/1990, que dispõe sobre as “condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes”, diz em seu Artigo 2º: “A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício”. Portanto, isso vale para usuários de drogas que podem ser considerados como necessitados de tratamento de saúde e, como isso, serem encaminhados aos serviços correspondentes. Mas, quando adolescentes são pegos em flagrante no uso de drogas ilícitas, essa é a ponderação dos operadores da justiça? Quais dinâmicas envolvem o sistema de justiça criminal e os seus operadores, em relação ao julgamento de adolescentes acusados de envolvimento com o tráfico de drogas? Quais critérios que tais operadores usam para caracterizar os adolescentes como traficantes em vez de usuários e os encaminhar para a rede de saúde? De modo específico, a pesquisa objetiva mapear os posicionamentos de juízes, delegados e promotores em relação a proibição, legalização, comércio e produção de drogas ilícitas, buscando compreender quais os efeitos desses posicionamentos quando estes operadores são instados a atuar no julgamento de adolescentes no município de Fortaleza. A pesquisa será realizada por meio de entrevistas, utilizando questionário semiestruturado. Está sendo desenvolvida no formato de tese de doutorado pela psicóloga Luara da Costa França, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará, sob orientação do prof. Dr. Ricardo Pimentel Méllo. O projeto encontra-se em fase de finalização para ser submetido ao conselho de Ética.
Equipe – 2018:
a) Nome: Ricardo Pimentel Méllo
- Categoria: Responsável pelo Projeto e Professor Orientador
- Início do Vínculo: 29/08/2015
b) Nome: Ma. Luara da Costa França
- Vinculação institucional: doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará
Financiadores:
- Sem financiadores
Trabalhos de Conclusão Associados:
- Tese de doutorado em andamento.
Publicação Associada:
- Ainda sem publicações.

5.      “Comunidades Terapêuticas: equipamentos de saúde?”
Linha de Pesquisa:
Sujeito e Cultura na Sociedade Contemporânea (Linha do Mestrado e Doutorado)
Área de Concentração:
Psicologia
Data de Início:
07/03/2016
Data de Término:
07/03/2017
Natureza do Projeto:
Pesquisa
Situação do Projeto:
Finalizado com resultado submetido a publicação sob forma de artigo.
Descrição:
A pesquisa teve como objetivo avaliar documentos sobre o processo terapêutico desenvolvido pela maior rede de comunidades terapêuticas do país, a “Fazenda da Esperança”. Considerando a perspectiva de Lourau (2014) que leva em conta analisadores institucionais como instrumentos metodológicos, elegemos três indicadores: o trabalho, a convivência em comunidade e a espiritualidade. Tratou-se de análise documental. Esta pesquisa foi coordenada pela Profa. Dra. Dolores Galindo (UFMT), contando com a participação como pesquisadora da Ma. Morgana Moura (UFMT) e da colaboração do Professor Ricardo Pimentel Méllo (UFC).
Equipe – 2018:
a) Nome: Ricardo Pimentel Méllo (Pesquisador Colaborador)
- Categoria: Responsável pelo Projeto em Fortaleza
- Início do Vínculo: 07/03/2016
b) Nome: Dolores Galindo (Pesquisadora Coordenadora)
- Vinculação institucional: Professora do Programa de Pós-Graduação em Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso
b) Nome: Morgana Moreira Moura (Pesquisadora)
- Vinculação institucional: doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso
Trabalhos de Conclusão Associados:
- Tese de doutorado em andamento de Morgana Moreira Moura (UFMT)
Publicação Associada:
- Artigo submetido a periódico e aprovado, aguardando publicação prevista para 2018.2

6.      “A Medicalização de crianças: do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Linha de Pesquisa:
Sujeito e Cultura na Sociedade Contemporânea (Linha do Mestrado e Doutorado)
Área de Concentração:
Psicologia
Data de Início:
07/03/2015
Data de Término:
07/03/2016
Natureza do Projeto:
Pesquisa
Situação do Projeto:
Finalizado, com resultado publicado sob forma de capítulo de livro.
Descrição:
A partir de uma pesquisa bibliográfica utilizando textos acadêmicos sobre o processo de medicalização do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e do uso da medicação indicada para o seu tratamento, o metilfenidato, buscamos compreender as condições de possibilidade desse processo no encontro da infância com a psiquiatria.
Equipe – 2016:
a) Nome: Ricardo Pimentel Méllo (Pesquisador Colaborador)
- Categoria: Responsável pelo Projeto e Professor orientador.
- Início do Vínculo: 07/03/2015
b) Nome: Priscila Dantas da Costa Garcia (Psicóloga – Colaboradora do NUCED).
- Vinculação institucional: colaboradora do Núcleo de Estudos sobre Drogas da UFC.
Trabalhos de Conclusão Associados:
- Trabalho de conclusão de curso finalizado.
Publicação Associada:
- MÉLLO, R. P.; GARCIA, P. D. da. Infância chapada: a medicalização do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. In: C. MOREIRA, A. C. G.; BRIGAGÃO, J. I. M.; PIANI P. P. F. (org.). Direitos humanos, saúde mental e drogas. Belém (PA): Editora Pakatatu, 2016. p. 146-162.  (ISBN: 978-85-7803-288-3).

7.      Cuidar? De quem? De Quê? A(à) ética que nos conduz
Linha de Pesquisa:
Sujeito e Cultura na Sociedade Contemporânea (Linha do Mestrado e Doutorado)
Área de Concentração:
Psicologia
Data de Início:
07/10/2016
Término previsto:
07/10/2017
Natureza do Projeto:
Pesquisa
Situação do Projeto:
Finalizado com resultado a ser publicado sob forma de livro com previsão de lançamento em abril de 2018.
Descrição:
Trata-se de um trabalho de pesquisa conceitual, cuja característica principal é oferecer uma discussão de literatura relacionada ao conceito de “cuidado”, situando-o na área da saúde, de modo mais específico relacionando-o ao uso de substâncias psicoativas. A pesquisa é intensamente argumentativa, uma vez que adotamos a postura teórico-metodológica proposta por Bruno Latour de estabelecer “controvérsias” em relação ao que estudamos e pesquisamos. Sendo nosso foco na linguagem em uso, assinalando controvérsias em relação ao conceito de cuidado, também estabelecemos analogias entre os estudos sobre cuidado levados adiante por Michel Foucault (“cuidado de si” e “conhecimento de si”) e por Annemarie Mol (“lógica do cuidado” e “lógica da escolha”). Revisitando aspectos da filosofia grega clássica, concluímos que devemos remeter práticas de cuidado a uma ética cínica, na medida em que todo discurso/conceito tem efeitos e implicações políticas. Por isso, em nossa pesquisa, a discussão conceitual está sustentada em uma ética que alia cuidado com a fluidez da vida, afirmando diferenças, multiplicidades, evitando que a vida pareça estagnar em essencialismos ou fascismos diários. Sustentados no cuidado da ética cínica, finalizamos indicando que cuidar é implementar práticas de regulação – tais como as que se filiam à “Redução de Danos” –, que potencializem os prazeres da vida para que ela flua, ao contrário de ações proibicionistas que buscam, por meio de moralismos, sujeitos e práticas universais.
Equipe – 2018:
a) Nome: Ricardo Pimentel Méllo
- Categoria: Responsável pelo Projeto.
- Início do Vínculo: 07/10/2016
Financiadores: Sem financiadores
Trabalhos de Conclusão Associados: Tese apresentada, como exigência para progressão à Classe Professor Titular junto a Universidade Federal do Ceará. Defendida em 20 de outubro de 2017.
Publicação Associada:
- Méllo, R. P. Cuidar? De quem? De Quê? A(à) ética que nos conduz. Curitiba (PR): Editora e Livraria Appris Ltda, 2018. 190 p.

Linha de Pesquisa:
Sujeito e Cultura na Sociedade Contemporânea (Linha do Mestrado e Doutorado)
Área de Concentração:
Psicologia
Data de Início:
26/2/2018
Término previsto:
26/2/2022
Natureza do Projeto:
Pesquisa
Situação do Projeto:
- Iniciando a construção da pesquisa para se constituir como projeto.
Descrição:
Desde a chamada Reforma Psiquiátrica que permanece em ações de luta antimanicomial, a palavra de ordem na “saúde mental” é autonomia e liberdade para pessoas que utilizam o sistema de saúde, tendo o poder de direção de seus tratamentos. Certamente isso inclui uma discussão conceitual sobre o que seja cuidado em saúde e a “lógica da escolha” (Annemarie Mol) e sobre clínica ampliada, equipe de referência e projeto terapêutico singular, preconizado pelo SUS há dez (10) anos. Também é importante a discussão sobre os serviços médicos que, não poucas vezes, se estabelecem em regimes de medo e sob a égide da autoridade (Ivan Illich). Essa pesquisa objetiva implantar e acompanhar a utilização do Guia “Gestão Autônoma da Medicação” (GAM) em um CAPS-ad na cidade de Fortaleza. Com isso pretende-se que sendo uma modalidade de pesquisa-intervenção, se contribua para o as pessoas acompanhadas responsabilizem-se pelo cuidado de si, assumindo ativamente seus tratamentos de saúde, enfatizando que todo cuidado deva ser singularizado. Ao mesmo tempo deseja-se incluir no serviço de saúde lócus da pesquisa, discussões sobre o uso de medicamentos em nossas vidas, em um momento em que estamos sendo seduzidos por modos de subjetivação narcisistas (Christopher Lasch, Gilles Lipovetsky) afeitos ao consumismo de felicidade sem dor e ignorando o outro em nossos laços sociais em um culto exacerbado da imagem atrelado à tecnologias que articulam esses modos de viver (Joel Birman, Louis  Dumont, Conte, Marta, Marta Quaglia Cerruti, Ricardo Méllo), capturando nossos desejos em modos capitalísticos (Félix Guattari, Suely Rolnik). A Gestão Autônoma de Medicação, emergiu em Quebec/Canadá, no final da década de 1990, a partir da reivindicação de movimentos sociais acerca da participação de pacientes na gestão do uso de psicofármacos a eles prescritos. No Brasil a GAM emergiu a partir de uma pesquisa multicêntrica envolvendo pesquisadores de várias universidades (UNICAMP, UFF, UFRJ e UFRGS). Além de terem traduzido e adaptado a GAM, realizaram a sua implementação em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Em Fortaleza, pelo levantamento realizado até o momento, não há registros de sua implementação ou teste, o que justifica ainda mais nossa pesquisa-intervenção. Assim, aproveitaremos as experiências já existentes no Brasil de introdução da GAM em CAPS, porém, de modo específico, nosso trabalho, se desenvolverá em um CAPS-ad, buscando não só implicar as pessoas que participarem da pesquisa no cuidado de si relacionado a uso de fármacos prescritos por profissional médico em função de seu tratamento, como também ao uso de substâncias psicoativas licitas ou lícitas que motivaram o seu acompanhamento no CAPS-ad. Com isso, pretendemos nos aliar as propostas de cuidado em saúde que favoreçam a “lógica da escola”, entendendo que a implicação em seu próprio tratamento é condição sine qua non para a melhoria de quem acompanhamos. Utilizaremos entrevistas semiestruturadas com profissionais e pessoas acompanhadas, antes e depois da intervenção que faremos. Também durante p processo de pesquisa faremos observações-participantes e conversas no cotidiano, tendo como instrumento fundamental de registro o diário de campo. Também, guias GAM para moderadores e usuários, advindos da pesquisa multicêntrica mencionada. Está sendo desenvolvida no formato de tese de doutorado pela psicóloga Aline Teles de Andrade, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará, sob orientação do prof. Dr. Ricardo Pimentel Méllo. O projeto encontra-se em fase construção.
Palavras-Chave: Gestão Autônoma da Medicação; CAPS-ad; Cuidado em Saúde; Toxicomania; Drogas.
Equipe – 2018:
- Categoria: Responsável pelo Projeto e Professor Orientador
- Início do Vínculo: 26/2/2018
- Vinculação institucional: doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará
c) Nome: Carolina Castro e Veras
- Vinculação institucional: graduanda do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará
d) Nome: Dejany Natalia Souza Barros
- Vinculação institucional: graduanda do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará
d) Nome: Tárcila Silva de Lima
- Vinculação institucional: graduanda do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará
Financiadores:
- CNPQ
Trabalhos de Conclusão Associados:
- Tese de doutorado em andamento.
Publicação Associada:
- Ainda sem publicações.

9.      “O cuidado de si e de outros em oficinas de Redução de Danos na Universidade Federal do Ceará”
Linha de Pesquisa:
Sujeito e Cultura na Sociedade Contemporânea
Área de Concentração:
Psicologia
Data de Início:
05/12/2016
Data de Término:
05/12/2018
Natureza do Projeto:
Pesquisa
Situação do Projeto:
Em andamento
Descrição:
O Núcleo de Estudos sobre Drogas (NUCED) pertencente ao Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, desenvolve inúmeras ações de Redução de Danos, dentro da universidade e fora dela. Desde 2016 iniciou-se a realização de oficinas de Redução de Danos (RD). A primeira oficina, batizada de “Oficina da Boa Viagem: cuidados em saúde - DSTs/AIDS e drogas”, foi realizada em 16 de março de 2016. Aconteceu como atividade de acolhimento de calouros do curso de Psicologia da Universidade Federal Ceará, tendo sido facilitada por integrantes do NUCED e por drag queem. As oficinas têm como objetivos: “estimular o uso de preservativos; promover troca de experiência sobre o consumo de substâncias, bem como mostrar a importância de práticas de RD” e implementar “a construção coletiva de práticas de autocuidado e cuidado do outro no que se refere ao sexo e ao uso de drogas lícitas ou ilícitas”. Nossa pesquisa está levantando os marcos teóricos que embasam a oficina e sua estrutura, bem como, fazendo uma avaliação de seus efeitos junto aos estudantes do curso de psicologia da UFC. Quais os efeitos dessa atividade nos estudantes que dela participaram? Passaram a utilizar estratégias de Redução de Danos para o cuidado de si e de outros? Quais ações de cuidado em saúde podem ser implementadas no espaço acadêmico junto a estudantes do curso de psicologia? A perspectiva que embasa a pesquisa é da Redução de Danos em saúde, e tem como foco a autonomia e o autocuidado de pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa com dois modos de proceder: análise documental de material escrito, impresso e material iconográfico usado para realizar as oficinas; entrevistas e conversas com estudantes participantes das oficinas. Como resultados, esperamos identificar quais aspectos são importantes para favorecer o autocuidado e, assim, colaborar com a permanência e efetividade da atividade de formação na ação; também pretendemos produzir um vídeo com os depoimentos dos autores e participantes das oficinas, para que se tenham o registro histórico dessa ação inédita no acolhimento de calouros na UFC. Está sendo desenvolvida no formato de monografia pela graduanda Amanda Araújo Mendes, no curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, sob orientação do prof. Dr. Ricardo Pimentel Méllo.
Equipe – 2016:
a) Nome: Ricardo Pimentel Méllo
- Categoria: Responsável pelo Projeto e Professor orientador
- Início do Vínculo: 05/12/2016
b) Nome: Amanda Araújo Mendes
- Vinculação institucional: graduanda do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará
Trabalhos de Conclusão Associados:
- Trabalho de conclusão de curso em andamento.
Publicação Associada:
- Ainda sem publicações.

Linha de Pesquisa:
Sujeito e Cultura na Sociedade Contemporânea
Área de Concentração:
Psicologia
Data de Início:
Data de Término:
Natureza do Projeto:
Pesquisa
Situação do Projeto:
Em andamento
Descrição:
Neste projeto de pesquisa nos propomos a cartografar o percurso profissional da professora Maria de Fátima de Sena e Silva que fundou e coordenou o Núcleo de Estudos Sobre Drogas (NUCED) da Universidade Federal do Ceará (UFC). A partir de informantes privilegiados soubemos que o trabalho desta professora com a temática “droga” imbrica-se com a história da Redução de Danos no Ceará. Com esse trabalho objetivamos obter fontes documentais, por meio de narrativas e material iconográfico para construir a história da Redução de Danos no Ceará, ao mesmo tempo em que, também, construir a história do NUCED. Além de produzirmos material escrito, pretendemos produzir um documentário. Justifica-se a abordagem biográfica como um modo de dar visibilidade a experiências de uma de vida singular que está em risco de esquecimento e com isso provocar efeitos. Este estudo será desenvolvido por meio de: a) entrevistas com familiares, amigos, colegas de trabalho e estudantes que conviveram com a professora Fátima de Sena e Silva; b) revisão bibliográfica, principalmente das suas publicações que versarem sobre a temática “drogas”; c) documentos imagéticos. Como resultados, esperamos identificar as discussões que a professora iniciou e quais movimentos impulsionou dentro dos espaços em que atuou. Também esperamos colaborar com a história da Redução de Danos e discussão sobre cuidados em saúde no que se refere ao uso de drogas no Ceará. Está sendo desenvolvida no formato de monografia pela graduanda Antonia Jessica Araújo Brito, no curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, sob orientação do Prof. Dr. Ricardo Pimentel Méllo.
Equipe – 2016:
a) Nome: Ricardo Pimentel Méllo
- Categoria: Responsável pelo Projeto e Professor orientador
- Início do Vínculo: 05/12/2016
b) Nome: Antonia Jessica Araújo Brito
- Vinculação institucional: graduanda do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará
Trabalhos de Conclusão Associados:
- Trabalho de conclusão de curso em andamento.
Publicação Associada:
- Ainda sem publicações.

Linha de Pesquisa:
Sujeito e Cultura na Sociedade Contemporânea
Área de Concentração:
Psicologia
Data de Início:
Data de Término:
Natureza do Projeto:
Pesquisa
Situação do Projeto:
Em andamento
Descrição:
Trata-se de pesquisa implicada sobre os efeitos das principais drogas usadas por jovens e elencando informações sobre estratégias de Redução de Danos relacionadas aos usos das mesmas, a fim de construir aplicativo para favorecer ações de autocuidado em saúde. Desenvolvida por meio de oficinas no bairro Jangurussu, bairro periférico da cidade de Fortaleza, visa ampliar informações sobre RD no uso de substâncias, geralmente pouco acessíveis aos jovens de periferia. Resolvemos usar os resultados da pesquisa na construção de um aplicativo para telefones móveis, favorecendo ações de autocuidado em saúde, bem como, favorecendo a socialização de seus resultados. Assim, nos contrapondo a intervenções proibicionistas, com a pesquisa e seu produto (aplicativo), colaboraremos com a construção coletiva de práticas de cuidado em saúde mais eficazes. O aplicativo é uma importante estratégia de comunicação em ações de saúde direcionadas, especialmente, a juventude. Está sendo desenvolvida no formato de monografia pela graduanda Thamyllis dos Santos Lima, no curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, sob orientação do Prof. Dr. Ricardo Pimentel Méllo
Equipe – 2018:
a) Nome: Ricardo Pimentel Méllo
- Categoria: Responsável pelo Projeto e Professor orientador
- Início do Vínculo: 05/12/2016
- Vinculação institucional: graduanda do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará
Trabalhos de Conclusão Associados:
- Trabalho de conclusão de curso em andamento.
Publicação Associada:
- Ainda sem publicações.

12) “Cuida! Um projeto de extensão no curso de psicologia da UFC”
Linha de Pesquisa:
Sujeito e Cultura na Sociedade Contemporânea
Área de Concentração:
Psicologia
Data de Início:
03/3/2017
Data de Término:
03/12/2018
Natureza do Projeto:
Pesquisa
Situação do Projeto:
Em andamento
Descrição:
Essa pesquisa nasceu a partir de uma das ações de extensão desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos sobre Drogas (NUCED), denominada, “Cuida! Práticas Integradas de Cuidado com Trabalhadoras do Sexo da Barra do Ceará”. Em 2015, em função da nossa inserção em um equipamento mantido pela Prefeitura de Fortaleza ¾ o Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCA) ¾ localizado na Barra do Ceará, colaborando ações que já vinham sendo desenvolvidas por Educadores Sociais e Agentes Comunitárias de Saúde do Posto de Saúde Lineu Jucá, voltadas ao cuidado em saúde de mulheres que trabalham como prostitutas na área.  Em ações de Redução de Danos que inicialmente consistiam na distribuição de insumos diretamente ligados às práticas sexuais.  Tais ações foram ampliando tanto em relação a área que vistamos como também em criatividade, incluindo jogos e brincadeiras com temáticas mais amplas como violências, direitos, uso de drogas, etc.  A pesquisa tem como objetivo sistematizar, historiando criticamente, todo esse trabalho, por meio de entrevistas com pessoas atuam na ação e com quem a iniciou. Está sendo desenvolvida no formato de monografia pela graduanda Juliana da Silva Pinho, no curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, sob orientação do Prof. Dr. Ricardo Pimentel Méllo
Equipe – 2018:
a) Nome: Ricardo Pimentel Méllo
- Categoria: Responsável pelo Projeto e Professor orientador
- Início do Vínculo: 03/3/2017
b) Nome: Juliana da Silva Pinho
- Vinculação institucional: graduanda do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará
Trabalhos de Conclusão Associados:
- Trabalho de conclusão de curso em andamento.
Publicação Associada:
- Ainda sem publicações.


13) “Posicionamentos de profissionais de serviços básicos de saúde, em relação ao acesso da população em situação de rua”
Linha de Pesquisa:
Sujeito e Cultura na Sociedade Contemporânea
Área de Concentração:
Saúde
Data de Início:
03/3/2017
Data de Término:
03/09/2018
Natureza do Projeto:
Pesquisa
Situação do Projeto:
Finalizado
Descrição:
Este trabalho teve por objetivo conhecer os posicionamentos de profissionais de serviços básicos de saúde em relação ao acesso da população em situação de rua, tendo como interlocutores quatro profissionais trabalhadores de uma Unidade Básica de Saúde localizada no bairro Barra do Ceará, na cidade de Fortaleza (CE). Assim, o trabalho foi construído a partir de pesquisa bibliográfica que permitiu que discutíssemos as categorias: população em situação de rua, saúde e serviços básicos de saúde. Já a pesquisa de campo foi realizada em julho de 2018, utilizando técnica de entrevista semiestruturada, norteada por roteiro composto por vinte e uma questões. Concluímos constatando que ainda há muito o que fazer em relação as políticas públicas direcionadas a população em situação de rua, situação evidenciada nas posições dos profissionais entrevistados, que ainda burocratizam o serviço a essa população e a discriminam. A pesquisa foi desenvolvida no formato de monografia com a finalidade de obter o título de especialista, junto a Pós-Graduação Stricto Sensu em Promoção em Saúde, Ambiente e Trabalho da Escola FIOCRUZ de Governo, Fundação Oswaldo cruz, sob orientação do Prof. Dr. Ricardo Pimentel Mello.
Equipe – 2018:
a) Nome: Ricardo Pimentel Méllo
- Categoria: Responsável pelo Projeto e Professor orientador
- Início do Vínculo: 03/3/2017
b) Nome: Ana Regina Barbosa
- Vinculação institucional: mestranda do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará
Trabalhos de Conclusão Associados:
- Trabalho de conclusão de curso com a finalidade de obter o título de Especialista, apresentado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Promoção em Saúde, Ambiente e Trabalho, da Escola Fiocruz de Governo, Fundação Oswaldo Cruz.
Publicação Associada:
- Ainda sem publicações.

14) “Toxicomania e função de gozo: um estudo bibliográfico”
Linha de Pesquisa:
Teorias e Práticas da Psicanálise (linha de pesquisa exclusiva do Mestrado)
Área de Concentração:
Psicologia
Data de Início:
03/3/2017
Data de Término:
03/7/2019
Natureza do Projeto:
Pesquisa
Situação do Projeto:
Em andamento
Descrição:
Trata-se de um estudo bibliográfico, cujo objetivo e identificar e analisar, na literatura psicanalítica brasileira, posicionamentos relativos a função do gozo no uso compulsivo de substâncias psicoativas. Para tanto se parte de uma breve exposição dos posicionamentos psicanalíticos em relação as toxicomanias, para em seguida nos reportarmos ao lugar e função que substâncias psicoativas, vulgarmente chamadas de “droga”, ocupam na vida de pessoas que fazem uso compulsivo. Especialmente em nossa sociedade capitalista, as “drogas” operam como suplementos diante das exigências de que cada um de nós se trone produtivo em atividades de trabalho (ALENCAR, 2018). Portanto, podemos concluir que são imprescindíveis, pois, não é novidade que usamos drogas para tornar mais suportáveis os mal-estares da vida. No entanto, o seu grau de uso, menos relacionado a frequência e mais relacionado a uma eclipsamento do sujeito, onde estados de excitação são buscados de forma compulsiva e em repetição, o que leva quem assim procede, para mais além da busca de prazer. Tal gozo, advindo do uso de substâncias, deve ser estudado e pesquisado a fim de que possamos estabelecer ações de cuidado pertinentes a essa situação extremamente grave que torna a droga um objeto mortífero”. A pesquisa está sendo desenvolvida no formato de Dissertação de Mestrado pela psicóloga Helga Ribeiro de Albuquerque, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará, sob orientação do prof. Dr. Ricardo Pimentel Méllo.
Equipe – 2018:
a) Nome: Ricardo Pimentel Méllo
- Categoria: Responsável pelo Projeto e Professor orientador
- Início do Vínculo: 03/3/2017
b) Nome: Helga Ribeiro de Albuquerque
- Vinculação institucional: mestranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará
Trabalhos de Conclusão Associados:
- Dissertação de mestrado em andamento. Defesa prevista para julho/2019.
Publicação Associada:
- Ainda sem publicações.

*****************

Nenhum comentário:

Postar um comentário