terça-feira, 2 de outubro de 2018




UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CENTRO DE HUMANIDADES
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
NÚCLEO DE ESTUDOS SOBRE DROGAS – NUCED

EDITAL Nº 01/2018

SELEÇÃO PARA GRADUANDO EXTENSIONISTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

O Núcleo de Estudos sobre Drogas (NUCED), do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, levando em consideração a curricularização da extensão, ou seja, a obrigatoriedade de atividades de extensão como componente curricular obrigatório para a integralização do curso (Plano Nacional de Educação – Lei Federal no. 13.005/2014), que prevê a exigência mínima de dez por cento (10%) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, faz saber que, no período de 15 a 31 de outubro de 2018, estarão abertas inscrições para a seleção à admissão de estudante extensionista.

1. PERFIL:

1.1.  Estudantes de graduação da Universidade Federal do Ceará, de qualquer área, cursando entre o 1º e 8º semestre.

1.2.  Estudantes que se identificam com a proposta do NUCED.

1.3. Estudantes que tenham disponibilidade mínima de 12 horas semanais, especialmente às sextas-feiras das 9h às 17h.


2.  VAGAS DISPONÍVEIS

As vagas para admissão de estudante extensionista serão em número de até dez (10), para ingresso no primeiro semestre letivo de 2019, distribuídas segundo as atividades que realizamos, descritas a seguir:

2.1. “Projeto Cuida!”: até três (03) vagas.

¾  As ações são coordenadas por Educadores Sociais do Cuca da Barra do Ceará. Consistem em conversar com mulheres que estejam esperando clientes ou visitar casas de prostituição para lhes oferecer insumos de Redução de Danos, lhes convidar para conhecer o Cuca e para que compareçam às ações de testagem rápida de HIV que são oferecidas todo mês no Cuca-Barra e em alguns locais que servem como ponto de apoio durante a realização das ações. Geralmente levamos jogos que criamos para estimular as conversas e tornar a ação mais prazerosa. Nessas conversas com as mulheres lhes incentivamos a que procurem a Unidade Básica de Saúde para realizarem consultas e testes de prevenção a doenças ginecológicas. Também há conversas sobre uso e abuso de drogas ilícitas e lícitas e sobre violência sofrida por mulheres. Além das ações na rua ou casas de prostituição, em ações pontuais, são realizadas oficinas de maquiagem, autocuidado, redução de danos, aulas de dança. Ocorre às sextas-feiras entre 14 e 17, na Barra do Ceará. Utilizamos também o turno de algumas sextas-feiras, entre 9h e 12h, na sala do Nuced, para organizar as ações e realizar estudos pertinentes.

2.2. Ações de Redução de Danos na UFC: até quatro (04) vagas.

São atividades a serem desenvolvidas no espaço universitário, em especial nas dependências do curso de Psicologia. Mantemos reuniões semanais para decidir que ação desenvolveremos e como as faremos. Tais reuniões ocorrem às sextas-feiras entre 09 e 12 horas, na sala do Nuced em conjunto com pessoas do projeto “Cuida!”.

¾     Oficina da Boa Viagem”:  trata-se de oficina de Redução de Danos (RD), onde, partindo de conversas sobre o conceito de “risco”, colocamos em discussão o uso de drogas, bem como prevenção de DSTs/AIDS. Os objetivos são: estimular o uso de preservativos; promover troca de experiência sobre o consumo de substâncias, bem como mostrar a importância de práticas de RD. As oficinas são montadas de forma a favorecer a troca de experiências sobre ações de RD, sejam aquelas já realizadas pelos participantes sejam outras que lhes damos a conhecer. De modo geral objetivamos a construção coletiva de práticas de autocuidado e cuidado do outro no que se refere a uso de drogas lícitas ou ilícitas. São realizadas pelo menos duas oficinas por semestre, sendo uma com as pessoas que ingressam no curso de Psicologia.

¾     Food e Troca”: é mais uma ação implicada na Universidade, realizada de forma lúdica, pelos corredores do curso de Psicologia. Trata-se de uma carreata com caminhões de brinquedo, carregados com preservativos (masculinos e femininos), informativos sobre DST/AIDS para distribuição, acompanhados por uma caixa de som tocando músicas de diversos estilos e com divulgação de spots de Rd feitos em ação conjunta com as rádios dos Cucas.

¾     Varal da Redução”: trata-se de uma estrutura, feita de barbante, onde penduramos, prendendo por meio de pregadores de roupa, objetos e cartazes com figuras e textos que versam sobre como reduzir danos no uso de determinadas substâncias. Montamos o varal nas dependências do Bloco didático do curso de Psicologia e nos dispomos a conversar sobre o seu conteúdo.

¾    Reduchão”: ação desenvolvida nas dependências do curso de Psicologia. Usamos o chão como espaço de intervenção com frases informativas a respeito do consumo de substâncias lícitas e ilícitas. As frases são impressas em papel no formato de setas (ou em outros formatos). Ao final das setas estamos com nossa mesa de insumos e dispostos a conversar sobre as frases.

¾    “Zines e outros insumos”:

2.3. Ações nas Redes Sociais: até três (03) vagas.

São diversas ações que visam produzir e divulgar em mídias sociais conteúdos relacionados a temáticas de substâncias psicoativas. Além de divulgarmos informações sobre estudos e pesquisas relacionados ao tema, procuramos problematizar políticas no campo da saúde e em específico as políticas governamentais sobre drogas, fazemos denúncias de ações que desrespeitem direitos humanos, apoiamos movimentos direcionados a ações não proibicionistas e antimanicomiais. Também divulgamos eventos e ações do Núcleo. As pessoas envolvidas nessas ações devem ter afinidade com o gerenciamento de Blog, Facebook e Instagram. As reuniões para preparar os conteúdos a serem veiculados ocorrerá às sextas-feiras entre 09 e 12 horas, no Gabinete 02, Bloco Didático do curso de Psicologia. Além de estudantes de Psicologia, essas ações em particular, precisam de pessoas dos cursos de Jornalismo e Sistemas e Mídias Digitais.

¾     Podcast”: é como um programa de rádio pré-gravado a ser divulgado em redes sociais e na rádio do Cuca da Barra do Ceará (caso o conteúdo esteja adequado para isso). Os temas sugeridos são cinema, literatura, ciências, política, notícias, etc., relacionados ao uso recreativo, medicinal ou terapêutico, abusivo ou compulsivo de substancias psicoativas. Deverão ser construídos os episódios e buscado meios para sua divulgação, portanto, a ação envolve a criação e organização de roteiros. É necessário ter conhecimentos técnicos mínimos ou disposição para aprender a fazer podcast, buscando formação junto a educadores sociais no Cuca da Barra e/ou pessoas que atuam na área de mídias digitais. Além de estudantes de Psicologia, essas ações em particular, precisam de pessoas dos cursos de Jornalismo e Sistemas e Mídias Digitais.

¾     “Sexta da RD”: em nossa página no Facebook, nas sextas-feiras, de modo criativo, postamos informações sobre algumas drogas, seus usos, efeitos e práticas de RD (chamamos estes posts de #sextadaRD). É necessário ter conhecimentos técnicos mínimos de mídias digitais e redes sociais. Além de estudantes de Psicologia, essas ações em particular, precisam de pessoas dos cursos de Jornalismo e Sistemas e Mídias Digitais.

3. LOCAL DE INSCRIÇÃO

As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio de correio eletrônico (e-mail), nos dias 15 a 31 de outubro de 2018.
e-mail: nucedufc@gmail.com

4. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA INSCRIÇÃO

A aceitação do pedido de inscrição de candidatos está condicionada à apresentação de Ficha de Inscrição (Anexo I) e Carta de Intenções, enviadas por e-mail, no prazo estipulado. A Ficha de Inscrição tem de estar com todos os itens preenchidos e a Carta de Intenções deve conter, obrigatoriamente: a) breve apresentação de seu percurso acadêmico, indicando disciplinas que cursou e que considera pertinentes a esta seleção; b) suas motivações para desenvolver as ações de extensão e quais ações; c) breve posição em relação às políticas de drogas desenvolvidas em nosso país e sobre redução de danos; d) disponibilidade para as reuniões e para desenvolver as ações. A carta não pode exceder duas laudas.

5. PROCESSO DE SELEÇÃO

O processo seletivo será organizado e coordenado por uma Comissão de Seleção, de integrantes do Núcleo de Estudos sobre Drogas (NUCED) composta por três (03) pessoas. Serão criadas pela Comissão de Seleção tantas subcomissões quantas se fizerem necessárias para a realização dos procedimentos de cada uma das etapas do processo seletivo.

5.1. Primeira etapa: Análise da Ficha de Inscrição e da Carta de Intenções

A análise da Ficha de Inscrição levará em conta o preenchimento de todos os itens. A análise da Carta de Intenções, levará em conta a correspondência com os conteúdos obrigatórios citados no item três (03), bem como, será verificada a adequação e pertinência da mesma a perspectiva de trabalho do NUCED. Esta fase é eliminatória, sendo selecionadas as pessoas que atendam aos requisitos acima apontados. O candidato será considerado aprovado ou não aprovado.

5.3. Segunda etapa:  Entrevista

Os candidatos classificados na etapa anterior serão submetidos a uma segunda etapa que constará de entrevista. Na entrevista, será considerado o conteúdo da Carta de Intenções, sua adequação a proposta do NUCED e a disponibilidade de tempo do candidato para dedicação às ações que escolheu desenvolver. Esta fase é eliminatória e classificatória, devendo o candidato obter nota igual ou superior a 7,0.

6. CLASSIFICAÇÃO FINAL:

Dar-se-á de acordo nota obtida na segunda etapa (Entrevista), em classificação decrescente do maior para o menor resultado. Havendo empate, será classificado o candidato com mais tempo de ingresso em seu curso de graduação.

7. CALENDÁRIO DA SELEÇÃO:

7.1. Inscrições: 15 a 31/10/2018.

7.2. Primeira Etapa - Análise das Fichas de Inscrição e Cartas de Intenções: de 01 a 05.11.2018

7.3. Resultado da primeira etapa: 05.11.2018

7.4. Segunda Etapa – Entrevista: 09.11.2018 de 08h às 12h  

7.7. Resultado Final: 13.11.2018

8. DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1.  Não há obrigatoriedade de preenchimento da totalidade de vagas disponíveis, o que será feito por ordem de classificação dos candidatos;

7.2.  Não haverá revisão de notas e/ou admissão de recurso administrativo;

7.3.  A aprovação e a classificação no processo seletivo não asseguram a concessão de nenhuma espécie de bolsa ou auxílio por parte do Núcleo de Estudos sobre Drogas (NUCED), ou por qualquer outro órgão da Universidade Federal do Ceará;

7.4. Ao final do semestre letivo o NUCED emitirá Certificado de participação para efeito de curricularização da extensão, desde que o candidato tenha cumprido com as horas e tarefas previstas nas ações que escolheu desenvolver.

7.5. Os casos omissos no presente edital serão dirimidos pela Comissão de Seleção e/ou Coordenação do Núcleo de Estudos sobre Drogas do Departamento de Psicologia da UFC.

Fortaleza, 01 de outubro de 2018.

Prof. Dr. Ricardo Pimentel Méllo
Coordenador do NUCED-UFC

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O NUCED
Site: http://nuced.blogspot.com.br/ Face: https://www.facebook.com/ufcnuced


UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CENTRO DE HUMANIDADES
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
NÚCLEO DE ESTUDOS SOBRE DROGAS – NUCED

EDITAL Nº 01/2018

SELEÇÃO PARA GRADUANDO EXTENSIONISTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

ANEXO I
FICHA DE INSCRIÇÃO AO PROCESSO SELETIVO PARA
GRADUANDO EXTENSIONISTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
PERÍODO 2019.1


I. DADOS PESSOAIS


NOME:

CURSO:

SEMESTRE:

SEXO:

DATA DO NASC.:

ENDEREÇO RESIDENCIAL:


BAIRRO:

CIDADE:

CEP:

FONE:

E-MAIL:





Nenhum comentário:

Postar um comentário