O Dossiê: Relatório de Inspeção de Comunidades Terapêuticas e Clínicas para Usuárias(os) de Drogas no Estado de São Paulo - Mapeamento das Violações de Direitos Humanos é o resultado do trabalho de fiscalização realizado pelo Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) entre 2013 e 2015 em comunidades terapêuticas e clínicas destinadas a usuárias e usuários de drogas. O dossiê traz dados de 43 (quarenta e três) comunidades terapêuticas e clínicas do Estado de São Paulo.
A publicação denuncia uma série de práticas institucionais que violam os direitos humanos encontradas nas comunidades terapêuticas e clínicas fiscalizadas, tais como: “confinamento, violações de correspondências, monitoramento de visitas, trabalho forçado, maus tratos, supermedicalização, dentre outras".
Todas violações destas instituições indicadas no Dossiê são graves, chegando a se verificar 04 (quatro) óbitos, com motivos variados, dentre eles o suicídio.Novamente o NUCED busca dar publicidade a investigações como essa, por sua postura aliada a luta antimanicomial e perspectiva da Redução de Danos, baseada em convicções científicas. Reafirmamos o apoio as políticas públicas e instituições públicas destinadas ao cuidado em saúde que, sustentadas em preceitos libertários, garantem a segurança e dignidade das pessoas sem qualquer discriminação.
Acesse o dossiê:
Nenhum comentário:
Postar um comentário