sexta-feira, 18 de maio de 2018


CUIDAR DE SI É POTENCIALIZAR E DIVERSIFICAR PRAZERES

E REDUZIR DANOS



Com esse mote, expresso no título dessa postagem, o Núcleo de Estudos sobre Drogas (NUCED), promove várias ações, dentre elas algumas oficinas, como a oficina “Vai ser Massa”. Nesta fazemos pão vegano de forma simples e saboroso.

Todos sabemos, mas às vezes esquecemos de praticar uma recomendação que sempre ouvimos: "devemos comer e evitar ficar com o estomago vazio". Isso é fundamental antes de usarmos a maioria das drogas prescritas por médicos (remédios). Também, devemos ter cuidado ao usar drogas recreativas sem antes nos alimentarmos.

Há uma relação direta entre os efeitos de substâncias/drogas e o jejum. Ficar sem comer vai aumentar os níveis da substância/droga no sangue. O jejum potencializa, por exemplo, os efeitos do álcool, que também variam em razão do tipo de bebida utilizada e da velocidade com que se toma a bebida (nunca tome de forma rápida).  Outro motivo importante para nos alimentarmos é que no uso de certas drogas, como o crack, diminui a vontade de comer (e de dormir). Por isso, é muito importante nos mantermos alimentados.

Toda essa recomendação para comermos, já é um incentivo para aprendermos a fazer pão, mas tem mais coisas bacanas: fazer pão ou outros tipos de alimentos em grupo e compartilhar o alimento depois de pronto, promove momentos importantes e agradáveis de socialização, favorece o estreitamento de laços afetivos.

Tem mais coisas bacanas na nossa oficina. Como quando estamos na cozinha com amigos conversamos sobre várias coisas: sobre usos de substâncias, trocamos receitas, conversamos sobre o autocuidado e sobre Redução de Danos (distribuímos insumos aos participantes).

Nesse dia 18 de maio a oficina “Vai ser Massa” foi feita no CAPS-ad da Sapiranga, aqui em Fortaleza. Fez parte da programação do “Dia de Luta Antimanicomial”. Liberdade sempre, isolamento nunca mais! Para a gente poder cozinhar juntos e contar mais histórias.

Agradecemos a todas e todos profissionais do CAPS-ad.

Também fica a nossa gratidão a todas e todos que são acompanhados no serviço e se dispuseram a participar dessa oficina.

Realmente foi MASSA!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário